Tutorial Completo de Semrush em português

[ninja-popup id=1042 autoopen=true]Nossa mãe do céu!! Quanto tempo passou hein!

45 dias sem publicar nada, é realmente muito tempo! Mas é que estive focado em vários projetos, muitas coisas novas estão por vir, tenho 4 projetos grandes, que não tem nada a ver com Black Hat que estão consumindo meu tempo.  Mas, é claro, nunca vou abandonar esse blog cheio de sacanagem e de coisa boa né?

Dessa vez eu garanto que vou remediar a minha falta com esse super artigo! Uma das ferramentas de SEO mais usadas pelos grandes profissionais da área.

Sem sombra de dúvida, Semrush é imprescindível para qualquer pessoa que queira fazer SEO num nível minimamente profissional. E não importa se você é uma agência ou tem um blog com  qual quer ganhar dinheiro. Você precisa de Semrush para suas ações de SEO.

PQMP!

Devo confessar que o post sumiu! De alguma forma ele sumiu e fiquei com essa parte de acima. Então vou ter que escrever novamente! Espero que curta e compartilhe o post porque está me dando um trabalho danado…. 🙂

Vamos lá….. novamente….

>>QUER 15 DIAS DE SEMRUSH DE GRAÇA? CLIQUE AQUI<<

Mas, o que é Semrush?

Semrush

Semrush é uma ferramenta online que tem um monte de opções que são fundamentais para o SEO. Não precisa fazer download, só pagar a mensalidade e fazer login. Atualmente o plano mais barato dele é de US$ 69,95 mensal, algo como R$ 240.

O que pode fazer com Semrush?

É obvio que Semrush e nenhuma outra ferramenta é 100% perfeita, sobre todo porque cada profissional de SEO tem necessidades diferentes dependendo do projeto que está tocando. Todas as ferramentas tem seus lados fracos e seus lados muito fortes. No caso de Semrush, não é diferente, mas, tem um detalhe: os pontos fortes de Semrush são difíceis de superar por outra ferramenta. E isso faz com que ela seja indispensável em nosso arsenal de ferramentas SEO.

Dentre as principais funcionalidades de Semrush está o analise de posicionamento de um site, o analise de concorrência e o analise de palavra chave. Pra mim, esses são os pontos mais fortes de Semrush, mas, tem outra funcionalidade que é muito foda! Não por ela mesma e sim pela possibilidade de opções que poderia fazer com esses dados. Você vai entender mais na frente.

Aqui entra um ponto bastante importante e eu sempre bato nessa tecla, a ferramenta não vai ser foda por ela mesma, você que tem que fazer que a ferramenta seja foda. Aprender a usar uma ferramenta é fácil, o que você faz com ela é que fará toda a diferencia em seu trabalho de SEO e sobre todo em Black Hat.

Por exemplo, e isso é muito comum, chega para mim pessoas reclamando de trabalhos mal executados com GSA, quando eu analiso os relatórios, realmente da dor, e não surpreenderia que esses sites sejam penalizados no curto prazo. GSA é ruim por isso? Não, o problema não é GSA (alias, tem um tutorial de GSA AQUI), o problema é a pessoa que não sabe mexer nela e sai vendendo serviços. Então, não importa se é GSA, Scrapebox, Semrush ou qualquer outra. Um passo a passo não é suficiente. Um passo a passo é só o começo pra você começar a fazer seus próprios testes. Por isso eu falo que SEO e criatividade vai da mão. Quanto mais criativo você possa ser, mais opções você vai encontrar e testar.

Voltaaaaanndoooo ao assunto….

Semrush tem outras funções bem legais como verificar ao longo do tempo as mudanças no posicionamento das palavras chaves que tenha no top 20. Isso sim, Semrush não vai te mostrar keywords que estejam abaixo do top 20. Também pode conferir links, tipos de links, IPs de referência, tem a parte de publicidade, etc. Não se preocupe que vamos tocar todos os pontos nesse artigo!

>>QUER 30 DIAS DE SEMRUSH DE GRAÇA? CLIQUE AQUI<<

Painel de Semrush

Assim que você acessar a plataforma vai ter o seguinte painel:

painel-semrush

O painel apresenta um menu no sidebar com as seguintes opções:

  • Visão Geral
  • Pesquisa orgânica
  • Backlinks
  • Pesquisa publicitária
  • Pesquisa de PLA
  • Publicidade em vídeo
  • Email Analytics
  • Mídia display
  • Analise de palavras chave

Eu vou colocar domínios aleatórios para exemplificar o tutorial, não tive nenhum motivo especial para isso, só peguei os primeiros que saiam no Google para a palavra chave que pensava na hora.

Visão Geral

visão-geral-semrush

De cara Semrush mostra 6 módulos para você ter maior noção sobre a ferramenta, mas, como a maioria não estuda isso, nos blogueiros, temos que fazer esse tipo de posts 🙂

Agora vamos ao que é bom, vamos analisar um domínio. Só precisa digitar o domínio na caixa principal.

Não esqueça de escolher Brasil na hora de analisar ele, caso contrario, não irá aparecer nenhum dado segundo o projeto que queira analisar.

semrush 1 semrush 2 semrush 3

Esse primeiro quadro bota um monte de informações interessantes sobre o domínio analisado.

  • Número de visitas que o site recebe mensalmente
  • Número de palavras chave que o site tem posicionadas no top 20 de Google
  • O custo desse trafego
  • Número de visitas que recebe do trafego pago
  • Keywords posicionadas através do trafego pago
  • O custo desse trafego
  • Backlinks do site
  • Números de anúncios
  • Gráfico com as variações ao longo do tempo
  • As principais palavras chaves posicionadas
  • Os textos âncoras
  • Os links dofollow e nofollow
  • Domínios de referência

Resumindo, essa primeira tela é um informe muito completo das principais métricas de um site. Em todas as tabelas poderá exportar os dados para o Excel ou e formato CSV. Alias, no Darkentopolis disponibilizamos uma forma de unificar muita informação rapidamente numa planilha de excel só. Com isso o trabalho fica bem mais simples e poupa uma quantidade enorme de tempo.

Pesquisa Orgânica

Posições

posições-semrush

Nessa parte você vai ver todas as keywords que estão no top 20 de Google.

Alguns detalhes que poderemos ver nesse informe são: a URL que está posicionando essa palavra chave, o percentual de trafego que essa palavra chave leva para o site, volume de pesquisa da keyword, o custo por clique que os anunciantes estão pagando por essa palavra e o nível de concorrência dessa keyword.

Alterações de posição

aterações-posições-semrush

Nessa sessão pode ver, diariamente, o histórico de palavras chave que ganharam ou perderam posição.

Não tem segredo, é um belo gráfico para acompanhar toda a movimentação das keywords de seu site ou do concorrente.

Concorrentes

 

concorrentes-semrush

Essa tabela mostra os concorrentes da URL analisada. Semrush define um nível de concorrência entre o site analisado e outros sites com algumas palavras chave que também tem posicionadas. Também pode visualizar as palavras chaves em comum e o trafego que elas geram para o concorrente.

Páginas

paginas-semrush

Esse informe mostra as páginas que estão posicionadas, o % de trafego que elas geram para o site e o número de palavras chave que essa URL posiciona.

Lembre-se, Semrush mostra as palavras que estão no top 20 do Google só.

URL

paginas-semrush

URL-semrush

Nessa parte, Semrush mostra as palavras chave que a URL analisada tem posicionadas no top 20 de Google.

Como pode ver, essa parte inicial de visão orgânica é muito interessante e dá para ter um informe super completo de um site.

Poderíamos considerar de certa forma que até aqui, o Semrush fez analise Onpage de um site.

>>QUER 30 DIAS DE SEMRUSH DE GRAÇA? CLIQUE AQUI<<

Backlinks

Nessa parte vamos a analisar o SEO offpage de um site.

O que vai encontrar aqui é o número de backlinks que seu site tem, o número de domínios de referência, as terminações desse domínio, o perfil de nofollow e dofollow.

backlinks semrush links semrush

Backlinks

bcklinks semrush

Aqui é apresentado uma tabela com os links que Semrush identificou. Mais uma vez, o crawler de semrush é diferente que outras ferramentas, eu prefiro usar Ahrefs para analisar os backlinks, mas esse tutorial é de Semrush, então, vou te detalhar essa parte também.

A primeira coluna é uma nota que Semrush designa para o backlink e ela vai de 0 a 100. Quanto mais perto de 100 esse número esteja, quer dizer que mais potente é o link.

Na segunda coluna vai encontrar o site e a página que está linkando pra o domínio, na terceira coluna o texto âncora utilizado. Na quarta e quinta coluna a quantidade de links internos e externos que tem a página que colocou o link do site analisado. Também é apresentado o tipo de link.

Âncoras

Ancoras-semrush

Nessa tela encontra os textos âncoras que foram utilizados nos links que apontam para o site analisado, o numero de domínios que usaram essa âncora, o número de links que tem esse texto âncora e as datas que o Semrush passou o seu robô para analisar essa informação.

Domínios de referência

domains semrush

Nessa sessão poderã ver os domínios que apontam para o site que estiver analisando. Vai ver o número de links gerados pelo domínio e o IP do domínio.

A seguinte funcionalidade é de IPs de referência e mostra praticamente a mesma coisa só que sem o nome do domínio.

Páginas Indexadas

indexed-semrush

São as páginas que Semrush encontrou indexadas. Vai encontrar o título SEO da pagina, a UTL, a quantidade de domínios que apontam pra URL e a quantidade de links internos e externos.

Comparação de Backlinks

comparação semrush

Nessa sessão pode comparar domínios e analisar os backlinks que cada um tem. Pode comparar os links, as TLD, os domínios e as IPs de referência. Também pode analisar o perfil de dofollow e nofollow.

Pesquisa Publicitária

Posições

posições publicidade semrush

É a mesma coisa que as posições orgânicas só que dessa vez o quadro vai mostrar as posições das palavras que o domínio esta pagando para aparecer. Tão simples quanto isso.

É importante dizer que esses dados não sempre se ajustam a realidade porque as posições podem mudar rapidamente em função do dinheiro que os anunciantes estão colocando no leilão.

O interessante dessa opção é quando clica na coluna Serp, você terá acesso ao anuncio dessa palavra chave, mas, sobre isso vamos falar daqui a pouco.

Alterações na posição

anunciantes-semrush

Mesma coisa que no orgânico, mas como já falamos, esse leilão é tão apertado as vezes que não sei até que ponto pode ser útil essas informações.

Concorrentes

concorrentes-anuncios-semrush

De novo, essa informação é similar com a tabela de concorrentes do orgânico. Basicamente o principal concorrente será quem tiver maior número de palavras chaves anunciadas em comum com o site analisado.

Veja o nível de concorrência nesse nicho de viagens. 55 mil palavras chaves em comum com o site que eu analisei. E a gente se achando o fodão porque anuncia 50 palavras chave! 🙂

Texto de Anúncios

as 2 ads

Essa sessão é foda para quem quiser anunciar e quer saber os anúncios de seus concorrentes. Em inglês chama-se Ad copies e na verdade é literalmente isso!

Super Dica para Afiliados!

[sociallocker id=”1018″]

Pode saber qualquer anúncio que seu concorrente esta fazendo no AdWords. Se você digita o domínio e não encontra nada, não se preocupe porque muitos produtores anunciam com outros domínios.

O que fazer?

Vai pra Google, digita a palavra chave que quer anunciar ou as que ache que estão vendendo, alias com o estudo de palavras chaves de Semrush pode ter uma ideia bastante legal sobre isso. Quando apareçam os resultados, você vai ver o ou os domínios que estão anunciando, provavelmente um deles seja do produtor que teve o domínio principal banido… provavelmente hehehehe

  • Se o produto tem aquele negócio de proibir anunciar com a palavra chave do produto porque acha que é o dono dessa palavra, pode anunciar mesmo assim, mas promova outro produto. Construa uma pagina FODA e leve os leads para sua lista e venda outro produto do nicho. Se me ocorrem muitas opções com essa funcionalidade de Semrush!! 🙂 Se você fizer uma pagina melhor e seu marketing for muito melhor ainda, você vai vender qualquer produto ou fazer o que você quiser.
  • Se o produto não proíbe nada, então já tem a faca e o queijo na mão.

[/sociallocker]

Se você anuncia sabe que isso vale muito!

Histórico de Anúncios

ads3

Nessa sessão pode ver todos os anúncios que o domínio teve para diferentes palavras chave. O volume de pesquisa e o percentual de trafego que levou ao domínio.

Ideias e mais ideias né?

URL

url ads

Nessa parte pode ver os anúncios específicos de uma URL, mas é muito importante que coloque ela corretamente porque se não vai dar sem resultados.

Pesquisa de PLA

Acredito que essa parte seja bastante desconhecida por muitos. Ela é encarregada dos anúncios do Google Shopping. PLA significa Product Listing Ads.

Quando você faz uma pesquisa no Google que esteja relacionada a algum produto que possa ter a capacidade de atrair a sua atenção por uma imagem ela é apresentada no buscador. Acontece muito com produtos de lojas. Se apresenta uma lista de produtos com fotos. Basicamente isso é PLA.

pla semrush

Posições

Pla posição

Apresenta as keywords que o domínio compra para que apareçam seus produtos. Também mostra a posição dos anúncios, a URL da página de destino, o nome e o preço do produto promovido.

Concorrentes

pla concorrentes

Basicamente vai encontrar os concorrentes dos anúncios PLA. É muito similar ao relatório de concorrentes de Orgânico e de anúncios.

Os textos de PLA tem a mesma função que o Ads Copies. Você conseguirá ver os anúncios dos concorrentes para essa função de publicidade.

Publicidade em Vídeo

video semrush

Você poderá ver os anúncios em vídeos que o domínio tem em YouTube. Nos testes que eu fiz não encontrei nada exato para domínios ou empresas em português, mas em inglês ele mostra os vídeos, as páginas de destino e as estatísticas.

Acredito que quando esteja mais otimizada vai ser uma opção bem interessante.

Mídia Display

top 30 midia

É importante que não confunda. Essa sessão é para a rede display e não para os anúncios que aparecem na rede de pesquisa.

Poderá ver os top 30 anunciantes e editores que há no Google.

Análise de Palavra chave

Visão Geral

Nessa parte vamos encontrar muitos dados interessantes sobre uma palavra chave que queremos analisar. Se você tem problemas com identificar keywords para seus artigos ou para fazer um mini site nichado. Essa parte de Semrush é fundamental para você.

 kw-semrush

Nessa primeira parte da tela temos alguns dados interessantes da palavra chave analisada.

Semrush mostra o volume de pesquisas mensais que a palavra tem e o número de resultados orgânicos. Logo abaixo tem a parte de “paid Search” que é a parte de pesquisa paga, ou seja, os anúncios. Mostra o CPC e o nível de concorrência dessa keyword para anunciar.

Do lado direito tem a distribuição de CPC por paises, ou seja, quanto se paga e cada pais para a palavra chave que estamos analisando. Evidentemente BR é a maior, mas nesse analise específico fiquei impressionado porque logo vem Espanha, México e Argentina. Em espanhol Sapatos se escreve “Zapatos”, da para fazer uma analise mais aprofundada e ver porque essa palavra, embora seja portuguesa é anunciada em países de fala espanhola.

O quadro da direita é a tendencia e mostra a sazonalidade da palavra ao longo dos últimos 12 meses.

kw semrush

Logo abaixo temos dois quadros com dois opções interessantes.

O primeiro é palavras chaves de correspondência de frase que mostra todas as palavras chave que contenham a palavra que estamos analisando. Essa é a parte essencial para decidir por uma palavra chave ou selecionar um nicho de atuação.  Quando você clica em visualizar relatório completo vai ter acesso a toda essas palavras chaves e poderá ver o nível de concorrência de cada palavra chave segundo Semrush e o volume dela.

É uma excelente forma para encontrar nichos inexplorados.

O quadro de palavras chaves relacionadas mostra as keyword que evidentemente tem relação com a palavra analisada, da mesma forma, entrando ao detalhe poderá ver os mesmos dados que o quadro anterior.

 sapatos-semrush

Logo abaixo temos os resultados da pesquisa orgânica e são mostrados os 19 sites que estão melhor posicionados para essa palavra chave.

E para finalizar essa tela, encontra informação relacionada aos anúncios dessa palavra chave. Os da pesquisa paga como aqueles de tipo PLA.

Correspondência de Frase e Palavras chave relacionadas

correspondencia de frase

palavras chave relacionaas

Já falamos linhas acima dessas duas funcionalidades, são os mesmos quadros que aparecem quando você clica no visualizar relatório completo na parte de visão geral de Analise de palavra chave.

Ahhhhhh quase 3000 palavras para esse mega post que perdi no inicio e tive que escrever novamente!

Espero que esse tutorial seja de muita ajuda. Semrush é sem duvida uma das melhores ferramentas de SEO e nenhum profissional na área pode desfazer dela.

Insisto na ideia, quanto mais possibilidades você pense, quanta mais criatividade você tenha, maior os resultados que vai colher com a ferramenta. Definitivamente com Semrush é possível fazer muitas coisas, a dica que dei pra afiliados é só uma palinha disso.

Agora, que tal você compartilhar esse artigo nas suas redes sociais? Lembre-se que esse é o primeiro da serie de tutorias que vou fazer. Mas quanto mai você ajude compartilhando esse, mais rápido eu vou fazer os seguintes.

>>QUER 30 DIAS DE SEMRUSH DE GRAÇA? CLIQUE AQUI<<