Retrospetiva SEO e Black Hat 2016 e o Que Espero do 2017!

Sim!! Chegamos ao final do ano! 2016 maravilhoso!

O que você fez nesse ano? Eu vou te dizer o que vejo agora com relação ao começo do ano:

  • Vejo gente que segue buscando pulos do gato
  • Vejo gente construindo ódio gratuito
  • Vejo gente que segue acreditando que Black Hat esta morrendo
  • Vejo gente que diz que SEO está morrendo
  • Vejo gente que acha que o que mostra agora (que nos mostramos o ano passado) é a grande descoberta
  • e uma longa lista de etc…..

O fato é que essas coisas não vão parar de existir e talvez seja essa a minha maior lição desse ano: Entender que não importa o que eu faça ou você faça, sempre existirá gente se achando esperta, gente acreditando neles, gente que não sai do lugar e gente que fica se consumindo internamente odiando e invejando. Também existem os que querem ir pra frente e botam a mão na massa, evoluindo e deixando pra trás todo aquilo que limita seu crescimento. Você escolhe o que quer ser.

Qual é a solução pra isso? Ignorar e seguir caminhando porque seus resultados são determinados pelo que você faz. Simples!

Agora, depois dessa introdução estilo Fuckin Hard Motivation Level High Mother Fucker, vamos ao que importa!!

O que acho que vai acontecer para esse 2017 com relação a SEO e Black Hat no BR?

Eu não quero me alongar muito, por isso farei uma lista…

  1. Black Hat seguirá funcionando magnificamente bem. Mas cada vez será para os que abram a cabeça. Quem foi para o evento presencial sabe do que estou falando e eu não vou falar mais essas coisas publicamente.
  2. O grande tema é que Black Hat não se resume a links automatizados ou Keyword Stuffing. Embora ainda funcionem existem outros fatores que estão ganhando posição, por tanto, essas coisas “obvias” do Black Hat precisam ser a cada dia apuradas e melhoradas. Se você é daqueles que não testa, está ferrado.
  3. A importância da semântica, da arquitetura do site, do mobile e dos micro moments (Coisas que falamos muito e pela primeira vez em um curso no SEO Manager) serão cada vez maiores.
  4. Coisas como links com webs 2.0, links em sites relevantes que te permitem deixar um artigo ou automatização com programas que são evidentemente menos eficientes que GSA serão ensinadas como o “grande segredo do SEO”, alias, já está sendo feito. Se você está aprendendo isso hoje e acreditando que realmente isso é SEO e com isso poderá posicionar muita coisa, eu lamento dizer, mas você e quem te ensina estão alguns passos para trás. Essas coisas funcionam, sim, mas cada vez menos, e a efetividade disso aumentara na medida que você consiga pensar em alternativas criativas para as estrategias (quem conhece meu case de Hamster de há mais de um ano, sabe do que estou falando).
  5. 2017 será o ano de gente que não faz SEO nem faz 2 anos, se posicionando como experts em SEO. Meu conselho é, busque pelo passado da pessoa, veja quando começou, veja o que ela fazia o ano passado, é muito fácil parar de ser enganado se investe 15 minutos para fazer algumas pesquisas simples. Acredite em mim, eu sei do que estou falando.
  6. PBN ainda será ensinada como o grande pulo do gato. Um link agora tem dois fatores que ganharam mais peso ainda esse ano: trafego e contextualidade do site, não do artigo. Disso ninguém fala. Por tanto, simplesmente comprar domínios expirados não vai ser suficiente, dependendo das Serps. Você vai ter que ser capaz de construir seu próprio tráfego e desde ai fazer os links.
  7. As ações sociais, embora o Google berre para dizer que não, tem um peso grande mas tem que cumprir algumas “regrinhas”. Por exemplo, um site novo não vai posicionar somente com sinais sociais, não é natural. Só se o site recebe trafego de anúncios em redes sociais, o que Google sabe identificar. Tem que viralizar conteúdos. Um site, quanto mais no topo da Serp estiver, mais chance de ter conteúdo compartilhado terá. Então para que isso faça efeito, é necessário que seu site já tenha um trafego vindo do Google. Não importa o que me falem, essa teoria está amplamente testada por mim e vista em diversas serps.
  8. O CTR posiciona sim!!! Mas também são necessárias algumas “regrinhas”. Não se trata de mandar trocentas visitas a seu site novo. Um site que não esta na primeira pagina ou na segunda pagina dificilmente vai receber trafego orgânico, então porque acha que enviando visitas vai posicionar? Eu não somente posicionei com CTR manipulado na hora certa, também consegui que Google coloque meu conteúdo como Snippet de Noticias na primeira pagina, aumentando ainda mais o CTR. Esse exemplo eu mostrei para alguns amigos meus.
  9. Mobile first Indexing, Buscas por voz, UX mobile, Rank Brain. Vai ouvir muito disso o próximo ano, mas claro, você vai ouvir isso de quem testa e não só lê. Os “falsos experts” vão seguir falando de posicionamento com web  2.0 e mini sites como a mina de ouro a explorar. Não limite seu conhecimento a tão pouco. Com SEO tem o mundo, literalmente, para explorar!
  10. Sim, Claro. GSA vai seguir funcionando, mas, desde que seja usado com inteligencia e isso não quer dizer aprender a usar GSA e sim, saber COMO usar GSA. Estrategias, pensar fora da caixa, misturar técnicas, etc.

Enfim, essas foram as minhas opiniões com respeito ao que acho que vai acontecer no 2017 com relação a SEO e Black Hat no Brasil.

Por mi parte eu vou sumir do mercado um pouco, vou focar em alguns projetos grandes que estou tendo. Vou fechar Darkentopolis para novos alunos no dia 24/01/17 e talvez voltemos abrir novamente para novos alunos no segundo semestre do ano, porém, com um preço maior. Quem esteja no Darkentopolis até o dia 24/01/2017 seguira recebendo conteúdos, porque seguiremos fazendo aulas. Só queremos tirar o foco para novos alunos. Então, se quer entrar e não perder a chance ou esperar saber se vamos abrir novamente com um preço maior, clique aqui.

Vou centralizar as minhas ideias no meu blog, talvez num canal de YouTube e as minhas redes sociais. Esquecerei de participar muito em grupos e por inbox.

Veja com cuidado em quem confia, normalmente quem ensina e quem foca nisso é porque não ganha muito dinheiro sem que não ensine, só fazer a conta bem rápida. Porque investiria tanto tempo em gravar, divulgar, falar, atender alunos, prospects, e manter um grupo ativo se é mais rentável ficar de fora aplicando o que supostamente sabe? Agora entende porque vamos encerrar darkentopolis para novos alunos? Não é que esteja errado isso, mas tenha plena consciência que em 95% dos casos você estará aprendendo com alguém que tem o conhecimento mas que não sabe ganhar dinheiro sem que não seja ensinando ele. Cada um escolhe quem quer seguir. Só deixo o conselho aqui….

Desejo de todo coração que seu ano 2016 tenha sido bom e se não foi bom, pois reveja o que fez de errado, saiba reconhecer o que foi que fez com que você não atinga seus objetivos.

Que nesse 2017 você consiga decolar seus projetos e consiga atingir todos seus objetivos.

Para você também, que lê isso sem gostar de mim 🙂 Desejo todo o melhor!!!

Bora pra cima que 2017 já começou!!!!! Saúde pelo nosso sucesso madafaka!!

19 Comments

  1. Emerson dezembro 21, 2016
  2. Fernando Rodrigues Santos dezembro 21, 2016
  3. Juliano Marcos de Farias dezembro 21, 2016
    • Darkent dezembro 21, 2016
  4. blackhat dezembro 21, 2016
  5. Alien dezembro 22, 2016
  6. Ewerton Cassiano dezembro 22, 2016
  7. Moisés Santos dezembro 22, 2016
  8. Vinicius dezembro 22, 2016
  9. Pedro dezembro 22, 2016
    • Darkent dezembro 24, 2016
  10. Cyro Maia dezembro 27, 2016
  11. Criador de Jogos Janeiro 3, 2017
  12. O Realista, O picadura Janeiro 27, 2017
    • Darkent Fevereiro 10, 2017
  13. Robson Março 11, 2017

Leave a Reply