Estrutura SILO para Blog

loading…

Hoje estou turbinado!! Nesse final de semana escrevi dois artigos para agradar a galera que fez parte do enquete que fiz no grupo de Black Hat no Facebook.

Vou falar sobre uma estrutura muito falada nas últimas semanas. Vou dar a minha opinião sobre a tão mencionada estrutura SILO para blog.

A estrutura SILO para blog quer dizer que você deve facilitar a vida dos motores de busca e juntar todo o conteúdo em diferentes categorias e essas categorias deverão ter mais conteúdo desse tema especifico. Confuso?

Cada categoria é independente e NUNCA, never in the life, de jeito nenhum deve criar link para um artigo que esteja fora dessa categoria (Se precisa fazer isso, faça com o atributo “Nofollow”).

Ainda não ficou claro?

Ok, vou ser mais especifico ainda.

Se você tem um site “emagrecer.com”, é provável que tenha uma categoria chamada dietas. Os artigos dessa categoria deverão ter a seguinte configuração:

  • Emagrecer.com/dietas/baixas-calorias
  • Emagrecer.com/dietas/proteína
  • Emagrecer.com/dietas/ferro

Agora veja a seguinte URL:

  • Emagrecer.com/dietas/exercicios-para-complementar-dieta

Você deveria ter uma categoria “Exercícios” e é nessa categoria que deve incluir esse artigo.

Dietas, é a categoria e o que está depois disso é o nome do post, então, os links permanentes devem estar configurados para mostrar isso. Também poderia utilizar um plugin para isso.

Ok, parece todo legal. Até aqui não existe maior problema que ter uma configuração de URLs bem definida e uma estrutura com URLs amigáveis e conteúdo relacionado. Isso é um ponto a mais para Google? Pode ser.

Eu já fiz testes em mini sites e realmente SILO se comporta de uma forma bem legal… para mini sites. Mas, não todo é bonito e é disso que quero falar agora.

Resumindo, você vai ter a home e abaixo dessa home terá categorias, abaixo de cada categoria terá os artigos que deverão ter links entre eles ou para a página da categoria. Mas, nunca para um artigo de outra categoria. É bem simples, veja a imagem:

estrutura silo

Os problemas do SILO como estrategia de SEO

Venho escutando em vários lados que SILO é uma estratégia altamente efetiva. Muita gente fala que SILO é potente, mas nunca testaram um blog com essa estrutura. Mas, existem casos onde a estrutura SILO não é algo tão inteligente como pensamos.

Cuidado com as URL

Tente mudar as URL depois de um tempo e vai ver que legal vai ser isso. Eu acho que as URLs e os links permanentes são detalhes que devem ser minimamente mudados depois da configuração inicial.

Veja quantos blogs estão bem rankeados sem ter SILO e fale com eles que SILO é a melhor estrutura. Você vai receber um tapo virtual! 🙂

Links Internos e o Link Juice Bagunça

Como SEO acho um pouco errado limitar o uso de links internos por uma questão básica. O que busca Google? Naturalidade né?

Quanta naturalidade pode ter um blog “super otimizado” com links internos? Porque, meu camarada, SILO é isso, uma super otimização interna de links. Todo certinho, sem “bagunças”.

É mais natural que eu desde esse post que está na categoria SEO possa fazer um link para um artigo de Black Hat se a temática é relacionada. Não acredito que Google fique tonto por isso.

Isso sim, a estrategia SILO é mais fácil de implementar em sites menores, é o que eu fiz e faço. Blogs com poucas keywords, é muito simples implementar essa estrategia. Mas não acho que seja o melhor para blogs maiores, a longo prazo.

O que você acha de SILO? Já usou? Teve resultados? Compartilhe!

9 Comments

  1. Cristiano julho 5, 2015
  2. egodim julho 5, 2015
  3. Pedro Henrique Soares julho 5, 2015
  4. Fernando agosto 2, 2015
  5. mpfv2000m agosto 24, 2015
  6. Douglas novembro 18, 2015
  7. VAL ALMEIDA junho 29, 2016
    • Darkent julho 9, 2016

Leave a Reply